No início do mês de julho de 2025, uma prestadora de serviços que atende diversas instituições financeiras confirmou que hackers conseguiram roubar cifras de contas da companhia. O valor de perda especulado foi de R$ 1 bilhão, configurando o maior roubo cibernético da história do Brasil. (Fonte: ISTOÉ)
O que torna o caso ainda mais alarmante é que o ataque não ocorreu diretamente nos bancos, mas sim em uma empresa intermediária: uma empresa parceira responsável pela comunicação digital. Esse é um alerta importante para empresas que operam infraestruturas críticas, como os provedores de internet regionais.
A pergunta que fica é:
A rede do seu provedor de internet está segura contra ataques cibernéticos?
Com a crescente da tecnologia, a segurança digital para provedores de internet se tornou indispensável. Ela não pode mais ser tratada como um diferencial, mas sim como uma responsabilidade operacional.
Um relatório da IDC de 2022 revelou que 94% dos provedores de telecomunicações foram vítimas de ataques envolvendo DNS, como ataques DDoS ou sequestro de nomes de domínio. (Fonte: Efficient IP)
ISPs (Internet Service Providers) precisam fornecer conectividade de internet confiável e sempre ativa para proteger sua reputação. Eles dependem fortemente do sistema DNS como um componente essencial da conectividade, portanto, proteger o DNS deve ser uma questão indispensável.
O que fazer para se proteger? – Boas práticas de segurança em ISPs
Alguns pontos críticos que precisam estar sob controle em um provedor de internet seguro:
- Monitoramento constante e inteligente da rede de internet;
- Alertas automatizados sobre atividades suspeitas;
- Coleta e análise de logs 24/7 para rastrear anomalias;
- Barreiras contra ataques DDoS, tentativas de phishing e invasões;
- Gestão centralizada da segurança e prevenção proativa.
Esses cuidados ajudam a evitar prejuízos financeiros e também preservam a confiança dos seus clientes e usuários da rede.
E a sua rede de ISP, está preparada?
Se até empresas com altos investimentos em segurança foram vítimas de ataques, imagine os riscos enfrentados por quem ainda subestima a importância da segurança DNS na operação do seu provedor.
❗Não espere um incidente de cibersegurança para agir.
Reforce a segurança do seu provedor de internet agora mesmo e garanta mais tranquilidade para sua operação.
Escrito por: Joana Costa